Pages - Menu

.

.

19 de outubro de 2011

VERSUS: Barcelona X Real Madrid



Forma de jogo
O Real Madrid tem um futebol muito veloz e goleador, porém o que tem sido mais eficiente é a troca de passes do Barcelona. O time da Catalunha concentra seu futebol em Messi, Villa, Pedro, Xavi, Iniesta e Daniel Alves. Esses seis jogadores tabelam entre si e chegam diversas vezes ao gol. Não que o futebol madrilenho seja ruim, muito pelo contrário; os blancos sabem marcar gols (e muitos), todavia acabam perdendo a sincronia nas jogadas ofensivas.

Craques
O Real Madrid tem um elenco galático que a todo ano se renova, já o Barcelona prefere manter sua base com Messi, Xavi, Iniesta e companhia. Em termo de nomes los merengues tem superado, porém em campo quem tem decidido mais é o conjunto de bons jogadores da equipe azul-grená.

Jogo em grupo
O Barcelona é muito superior no jogo coletivo. O Real Madrid tem lampejos bons de trocas de passe, principalmente pelo lado esquerdo entre Marcelo e Cristiano Ronaldo. Entretanto o meio do Barça se encaixa bem com o ataque e a defesa e jogam como um só, o time não perde a bola.

Individualidade
Enquanto os catalães se destacam no jogo em grupo, os madrilenhos são os mestres em individualidade. Özil, Ronaldo e Di María jogam diversas vezes sozinhos passando por vários jogadores. O Barça também tem uma ótima qualidade de jogo sozinho, principalmente com Messi, mas os jogadores do Real superam o grupo de Guardiola nesse quesito.

Técnico
José Mourinho é um técnico mais consagrado na montagem de suas equipes do que Pep Guardiola. O treinador da equipe do Camp Nou não tem grandes dificuldades de montar esse time entrosado e habilidoso, além de não ter tido um “currículo”. Mourinho, entretanto, foi vitorioso no Porto, no Chelsea, na Inter e está sendo no Real (apesar de não ter tantos títulos). Mou alterna sua equipe caso necessário e faz ótimas substituições, ao contrário de Pep que em muitos jogos deixa a equipe principal quase a partida inteira.

Analisando esses pontos concluo então que o Barcelona é um time mais vitorioso, porém não muito na frente do Real Madrid. Creio que a equipe azul-grená supera os merengues nos quesitos “Forma de jogo”, “Jogo em grupo” e “Craques”, mas perdem na “Individualidade” e “Técnico”. Em uma competição o Barça costuma ser mais bem sucedido, entretanto o Real é mais competente em jogos soltos (como fases de grupo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário