Pages - Menu

.

.

8 de dezembro de 2011

This is not Manchester

Os clubes de Manchester, Manchester United e Manchester City, eram uns dos favoritos ao título da UEFA Champions League, entretanto o sonho acabou logo e a disputa por um título importante deixará a Premier League pegando fogo. Os Red Devils foram derrotados pelo Basel e ficaram de fora das oitavas-de-final, assim como o City que mesmo batendo o Bayern de Munique por 2 a 0, não avançou devido a vitória do Napoli.

Os dois clubes tem filosofias completamente diferentes. O time comandado pelo Sir Alex Ferguson tem o costume manter os mesmos jogadores; ter uma boa equipe base e contratar para as posições necessárias mega jogadores, como foi com Young e Chicharito. Já seus "irmãos" azuis vão mais ao estilo Real Madrid. Os sheiks injetam dinheiro e o clube contrata (ou ao menos tenta) os melhores jogadores do mercado.

O problema não está na filosofia, uma vez que a Barcelona e Real Madrid são comandados como os clubes de Manchester, acredito que seja algo do ego. Manchester United é o vice-campeão da última temporada e caiu em um grupo relativamente fácil; já era favorito, inclusive à 1ª posição, mas esse achismo comprometeu o futebol. Basel e Benfica não quiseram nem saber e atropelaram os Red Devils na disputa pelas duas primeiras vagas.

O City é inexperiente na UCL e tem um ego inflado, uma vez que possui uma constelação de craques em seu elenco. Além desses fatores o time de Roberto Mancini caiu no grupo da morte. Bayern de Munique e Napoli foram adversários difíceis de jogar, enquanto o Villareal pagou o pato e ficou em último, sem nenhum ponto.

É ruim vermos dois grandes clubes fora das oitavas, porém a Europa League será tão boa quanto; talvez até mais equilibrada. Na fase do mata-mata veremos grandes clubes como os próprios de Manchester, Porto, Schalke, PSV, Sporting, Atlético de Madrid, dentre outros. A Premier League também ficará animada, pois  os rivais brigarão forte por um título importante.

A eliminação de Manchester United e Manchester City foi péssima para o futebol da melhor competição de clubes do mundo, a Champions League. Enquanto a UCL será prejudicada, Premier League e Europa League ganharão uma injeção de ânimo com uma briga mais acirrada entre os rivais. Eles decepcionaram; isso não é Manchester (This is not Manchester)!

Um comentário: