Pages - Menu

.

.

21 de agosto de 2012

Vasco da Gama | 114 anos

Foi-se o tempo em que negros não eram tratados como humanos, foi-se também o tempo em que não tinham o direito ao voto e no futebol foi-se o tempo em que eles não podiam jogar em clube profissional. E esse "basta" ao preconceito no Brasil deve-se, em grande parte, ao Clube de Regatas Vasco da Gama, o primeiro clube brasileiro a permitir negros em sua equipe.

Já pensou um Brasil sem Dedé? Sem Robinho? Sem Serginho Chulapa? Ou sem o nosso maior Rei, o Pelé?  Eles só estão presentes em livros, enciclopédias e na memória dos mais vividos graças ao Vasco, o clube que sem preconceitos aderiu negros em seu time e provou que habilidade não tem cor. 

Além de ser o time sem discriminação racial, o Alvinegro Cruz-Maltino é o time da vontade, da gana; o "Vasco da Gana". Sempre tem vontade de chegar entre os primeiros, de subir ao pódio e na maioria das vezes consegue. Pode ser o segundo, não tem problema, o importante é estar no topo. O campeonato pode estar difícil e disputado, mas o Vasco sempre será um favorito à conquista. E se o apelido de "vice" deixa os rivais satisfeitos, vascaíno, faça-os saber que o vice é o que está sempre por cima, que quando o campeonato não tem um campeão certo é ele quem abocanha; sempre em cima, ao lado dos maiores.

Esse é o time do artilheiro de 1000 gols, Romário, do marrento e goleador, Edmundo "Animal", do mito Dedé, do Reizinho, Juninho e até mesmo do desonesto/arrogante Eurico Miranda. Esse é o time que virou sob o Palmeiras na Copa Mercosul, é o clube que conquistou a América em seu centenário e até mesmo o que foi rebaixado e no ano seguinte voltou por cima. Esse é o Expresso da Vitória e o Trem-bala da Colina. Esse é o Vasco da Gama.

Parabéns Vasco, pelos 114 de glórias e conquistas.

Acompanhe o NossoFutebolClube também por Twitter e Facebook

2 comentários: