Pages - Menu

.

.

17 de abril de 2011

Coluna do Guilherme Silveira:" Campeochato Paulista"


Depois de 19 rodadas, chegamos à parte mais emocionante do Campeonato Paulista, a fase eliminatória. Fase mais emocionante pois as 19 rodadas são monótonas, chatas e sem qualquer emoção e médias de público baixíssimas.

Este ano se classificaram oito, diferente do ano passado. Você deve estar ai pensando que é para gerar mais uma emoção nesta fase, mas na verdade não passa de um jogo de interesses, neste caso da emissora principal que para ter mais audiência, manda no campeonato e para não repetir a cena do ano passado em poder ter um dos grandes fora das semi, e ter baixa audiência, GARANTE que com oito classificados, todos estarão presentes. E assim não foi diferente de como planejado, com os pés nas costas os quatro grandes de São Paulo se classificaram, garantindo a suprema audiência da emissora.

Mas isso não é só o que achamos errado, e sim o campeonato em si, seu regulamento e o modo de disputa. O Campeonato Paulista é o único no mundo que tem esse modelo, que concordamos que não e nada legal, vemos como exemplo o Campeonato Gaucho, apesar de não ter times grandes ou que possam chegar incomodando Grêmio e Inter, tem um sistema de disputa muito interessante e emocionante, até mesmo o Campeonato Carioca, onde há uma série com 10 times, aonde o campeão do primeiro turno, e o campeão do segundo turno irão se enfrentar para decidir o titulo principal, compacto e até emocionante se tivesse times com mais estrutura, agora pense o Paulistão nesse modelo, onde os pequenos podem surpreender os grandes, seria muito mais emocionante em minha opinião.
Uma revisão nestes modelos paulistas só irá ocorrer quando a federação parar de se render aos interesses de uma emissora, e perceber que este modelo não da audiência é um verdadeiro fracasso, um exemplo é que a media de publico total não e divulgada, mascarando, escondendo o verdadeiro fracasso.

Deixando as criticas de lado, os oito classificados são: em primeiro São Paulo, seguido por, Palmeiras, Corinthians, Santos, Ponte, Oeste, Mirassol e Portuguesa. Os confrontos serão entre São Paulo e Portuguesa, Palmeiras e Mirassol, Corinthians e Oeste, Santos e Ponte Preta. Entre esses jogos acho o jogo do Santos o mais difícil, pois a Ponte está com um time montado, bom e que ganhou de todos os grandes, inclusive do Corinthians no Pacaembu e do São Paulo no Morumbi. De uma certa forma o São Paulo não adquiriu vantagem nenhuma em ser o Líder, pegando a Lusa que é um time de tradição, e beneficiou o Palmeiras que terá o jogo mais fácil em minha opinião contra o Mirassol, agora e esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário