27 de maio de 2011

Técnicos mundo afora - Roberto Mancini


Em 1991 destacaram-se na Sampdoria os "gêmeos do gol", Mancini e Vialli; ambos marcaram vários gols e venceram o Campeonato Italiano e a Copa da UEFA (atual Europa League). A dupla foi excelente, mas não durou muito tempo; Vialli foi para a Juventus e Mancini (que já havia jogado no Bologna) foi para a Lazio, onde venceu novamente o Scudetto e a Copa da UEFA, dentro outros títulos. Apesar do sucesso da Mancini pela Lazio e pela Samp ele não emplacou na Seleção Italiana e marcou apenas 4 gols (pouco para um atacante).

Em 2001, Roberto Mancini se tornou técnico e iniciou a nova carreira na Fiorentina, ficou por apenas uma temporada, tendo conquistado a Copa Italiana. Assumiu a Lazio e conquistou a mesma Copa. Sua carreira mudou de vez quando assumiu a Internazionale em 2004; onde venceu a Copa da Itália e a Supercopa por 2 vezes e o Scudetto 3 vezes. Apesar de estar dando títulos à Inter eles queriam mais, a obsessão era a Champions League, o que Mancini não conquistou, sendo demitido e trocado por Mourinho. Em 2009 assumiu o Manchester City que estava na nova era; a do xeque árabe, Al Mubarak. Nos citizens ganhou a confiança da torcida e levou o clube ao título FA Cup na temporada 2010-11, além de garantir uma vaga na UCL da temporada seguinte.

Mancini soube formar um time bem estruturado com grande força pelas laterais, com David Silva e Adam Johnson. Tévez não vem bem, mas o argentino quando joga faz o papel de atacante, mudando um pouco a estratégia, já que passam do 4-5-1 para o 4-4-2. O comandante dos citizens vem fazendo um ótimo trabalho e acredito que nas próximas temporadas (caso não saia do City) pode quem sabe levantar a taça da Premier League.

2 comentários:

  1. Oha andou fazendo o dever de casa kkkkk buscou do fundo do baú, nessa época muita gente que passa por aki nem era nascida:D !! tá certinho ^^ !!!

    ResponderExcluir
  2. Vlw! Mancini foi um grande jogador, "agora" está começando a virar també um grande técnico, apesar de já ter feito sucesso na Inter, só falta a UCL!
    Abraço!

    ResponderExcluir