Pages - Menu

.

.

2 de agosto de 2011

Coluna do Felipe Ferreira: A Bundesliga 2011/2012


Nesta sexta-feira, terá início a competição que muitos especialistas consideram como a segunda melhor da Europa: a Bundesliga, o Campeonato Alemão para os leigos.

Após uma temporada 2010/2011 que viu o Borussia Dortmund reinar de maneira soberana, a competição 2011/2012 promete grande equilíbrio ainda mais com os bons reforços contratados pelas equipes, segue abaixo um pouco sobre o que espero da competição para esta temporada:

Os favoritos

A temporada passada viu um enorme domínio do Borussia Dortmund, que acabou, de maneira mais do que merecida, como o campeão. Creditado como o defensor do título, o Borussia chega como favorito e com plenas condições de conquistar o bi-campeonato.

O mantimento da base (apenas o meia Sahin saiu) e a contratação do excelente Ilkay Gündogan, ex-Nuremberg, para suprir a única grande perca da equipe aumentam ainda mais o status de favorito da equipe que tem como grande destaque o meia Marco Götze.

Quem promete ser o maior adversário do Borussia na Bundesliga dessa temporada é o Bayern de Munique. Após contratar reforços excelentes para fortalecer sua frágil defesa, a equipe chega com o melhor time no papel, ainda mais com uma defesa que promete ser sólida, um meio consistente e craques como Robben e Ribery, capazes de desequilibrar qualquer partida.

De fato, os maiores favoritos são Borussia e Bayern, contudo, o campeonato é aberto a surpresas e você fica sabendo sobre elas no tópico abaixo.

As surpresas

O equilíbrio e a longa duração da Bundesliga abre espaço para surpresas e duas delas prometem esquentar o campeonato, casos do Bayer Leverkusen e do Schalke 04.

Após ter chegado ao vice-campeonato na temporada passada, o Bayer Leverkusen acabou por perder sua principal peça, o chileno Arturo Vidal, o que abre espaço para Renato Augusto tomar o papel de protagonista, auxiliado pelo experiente Michael Ballack, a equipe de Leverkusen pode ser uma grata surpresa da Bundesliga.

Já o Schalke 04 passa por um momento de vacas magras, porém, a equipe manteve a base que chegou a semifinal da UEFA Champions League e reforçou o elenco com peças interessantes, como o lateral Fuchs e do atacante Marica. Caso as estrelas da equipe (Raúl, Jurado e Huntelaar) rendam o esperado, a equipe pode chegar bem e acabar com um incômodo jejum de 53 anos sem título nacional.

Candidatos ao rebaixamento

Os candidatos ao rebaixamento na Bundesliga possuem uma certa incógnita e para essa temporada a coisa não serão diferentes.

Creio que o recém-promovido Augsburg é o maior candidato a queda, porém não podemos deixar de ressaltar o Stuttgart, que perdeu seus principais jogadores e fez uma rídicula campanha na última temporada e agora poderá fazer uma visita a divisão de acesso da Alemanha.

Outros candidatos ao rebaixamento ficam por conta Colônia, Eintracht Frankfurt e Kaiserslauten, que se não abrirem o olho, se consolidarão na parte de baixo da tabela.

A 1ª rodada da Bundesliga

Para fechar, abaixo coloco os jogos da 1ª rodada da Bundesliga com meus palpites:

Borussia Dortmund x Hamburgo (Palpite: 0 x 1)
Werder Bremen x Kaiserslauten (Palpite: 2 x 0)
Hannover x Hoffenheim (Palpite: 1 x 1)
Augsburg x Freiburg (Palpite: 1 x 2)
Hertha Berlin x Nuremberg (Palpite: 1 x 0)
Stuttgart x Schalke (Palpite: 0 x 2)
Mainz x Bayer Leverkusen (Palpite: 1 x 0)
Bayern de Munique x Borussia Monchengladbach (Palpite: 4 x 1)

Felipe Ferreira (@felipepf13) tem 14 anos, é fanático por esportes, sobretudo o futebol, e escreve em seu blog: http://territorioesportivo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário