Pages - Menu

.

.

9 de janeiro de 2010

Um morto e dois ferido em ataque na Angola

A seleção de Togo, do jogador do Manchester City-ING, Adebayor sofreu um atentado na Angola. O ônibus onde se encontravam os jogadores foi metralhado. O motorista morreu; um goleiro reserva e um membro da comissão técnico levaram tiro.

Muitos jogadores não sabem se ficam na Angola ou se voltam ao seus clubes, pois o medo é grande. O pânico foi geral e os jogadores estão horrorizados, e pensam seriamente em não disputar a Copa Africana de Nações no país.

O atacante dos Sky Blues, Adebayor, deu uma entrevista a rádio BBC e contou o pânico que todos sofreram por 30 minutos. Confira abaixo a entrevista marcante do jogador:

Jogadores ficam preocupados e não sabem se ficam

"Acho que muitos jogadores querem ir embora, não acho que eles queiram mais participar deste torneio porque já vimos a morte. Vamos ter uma reunião esta noite, cada um vai para seu quarto descansar e amanhã pela manhã (sábado) vamos tomar uma decisão que seja boa para nossas vidas."

O pânico

"Vimos militares vestidos como se fossem para a guerra, foi um pouco chocante no início. Mas pensei: "Tudo bem, é normal, para a segurança, somos jogadores que estamos aqui para um grande torneio, como embaixadores africanos, então é normal a atenção com a segurança. Passamos pela fronteira e entramos em Angola. Não sei, uns 5 km mais à frente começamos a ouvir tiros no ônibus, sem razão alguma. Ao fim, tínhamos vários feridos. Um de nossos goleiros reservas levou um tiro. Nosso assessor de imprensa foi ferido. Ele nem sequer está consciente no momento, não sabemos se vai sobreviver ou não."

"Esperamos escondidos por 30 minutos porque o ônibus não tinha como partir. Nosso motorista estava morto. Ele tinha o volante nas mãos, mas havia morrido. Depois, chegaram sete ou oito utilitários 4x4 e tivemos de saltar do ônibus para entrar nos carros."

Um pesadelo real

"Foi como se ainda estivéssemos vivendo num sonho. Fui um dos que tiveram de carregar os feridos para dentro do hospital. É nessas horas que você se dá conta do que realmente está acontecendo. Todos estavam chorando e chamando pela família. Acho que aquele foi o pior momento do dia."

Imagem manchada para a Copa

"São coisas que a gente continua falando, repentido. Na África, temos de mudar nossa imagem se quisermos ser respeitados. Infelizmente, isto não está acontecendo. Temos uma chance com um dos maiores eventos do planeta, a Copa do Mundo. Pode imaginar o que está acontecendo? Eu estou acabado, e não sei... é injusto."

Graças a eles

"Para ser honesto, sem a segurança (dos militares angolanos) não estaríamos aqui falando. Talvez vocês estivessem falando sobre o meu corpo morto. A segurança fez seu trabalho muito bem."

Mas porque?

"O que não entendemos é por que eles atiraram em nosso ônibus, essa é a questão agora. Ninguém encontra um motivo para isso. Não foi apenas um cara, ou dois, atirando no ônibus. Você pode imaginar? Estivemos no meio daquilo por 30 minutos, talvez até um pouco mais. O silêncio no ônibus foi inacreditável. Não sei se sou um alvo ou não, mas sei que o meu país é um alvo. Só não sei por quê." (O atentado foi devido a luta pela independencia de Cabinda)

O medo

"Eu ainda estou chocado porque eu não sei se isso de fato cessou ou se ainda somos o alvo."

Um comentário:

  1. E ae Felipe,

    coreção ae: Você postou 2 vezes que adebayor é do arsenal-ing, uma vez que ele está no Manchester City!!!

    Abraço!

    PS: O meu blog está de volta à ativa --- estava viajando -- não tinha internet...

    www.blogfutebolec.blogspot.cim

    ResponderExcluir