Pages - Menu

.

.

5 de setembro de 2011

"Made in Brazil"

Gazeta Press
O Brasil convenceu com a boa atuação na vitória por 1-0 sobre a seleção de Gana. Leandro Damião marcou e caiu nas graças dos brasileiros. Após o jogo, Mano Menezes revelou a convocação que contêm os seguintes nomes: para o gol foram convocados Jefférson, Fábio e Rafael; na zaga os nomes de Rhodolfo, Dedé, Réver e Henrique apareceram enquanto na lateral Danilo, Mário Fernandez, Cortês e Kléber foram chamados. Casemiro, Paulinho, Rômulo e Ralf são os volantes e Cícero, Lucas, Oscar, Renato Abreu e Thiago Neves foram os escolhidos para o meio; os atacantes são Ronaldinho, Neymar, Fred e Damião.

Mano convocou dez novatos, bem escolhidos. Existem convocações unanimes como Ronaldinho, Neymar e Damião, porém há as que causam polêmica. Cortês, Casemiro, Oscar e Paulinho foram nomes que me chamaram o nome positivamente, lembrando que dois destes foram campeões mundias sub-20.

Mesmo sabendo que o técnico da seleção tem seus motivos para convocar cada jogador, discordo de alguns (e não são poucos). Vejo a convocação de Henrique, Rômulo, Cícero, Renato e Fred - Kléber, apesar de já ter 31 anos, não entra nessa lista por apresentar um bom futebol e não termos grandes opções para a lateral-esquerda - como desnecessárias, uma vez que temos outros jogadores de qualidade. 

O zagueiro alviverde poderia ser substituído por Paulo Miranda, do Bahia, o qual mostra um bom futebol neste Brasileirão. Rômulo e Cícero passam por uma boa fase, todavia acredito que nada mais do que isso. Renato é outro meia desnecessário. Chamar, por exemplo, Elkeson e Willians (se não tivesse uma idade avançada, Marcos Assunção seria uma excelente opção) seria melhor - lembrando que Ganso está lesionado. Esse meu pensamento pode até divergir pensamentos, entretanto creio que uma esmagadora maioria pede Fred fora da "Selê". Apesar de marcar gols ele não se movimenta e apenas empurra a bola para o fundo das redes; antes de pensar no centro-avante tricolor Mano deveria analisar as convocações de Borges e Dagoberto, que a um bom tempo vem marcando gols.

Mano "erra" cada vez menos nas convocações. Dizer que ele errou é complicado, uma vez que com toda certeza ele tem seus motivos para chamar esses jogadores. Ele faz suas apostas, que podem dar certo assim como Elano, e acho que deve, porém poderia apostar mais em jogadores que vivem uma boa fase constante (exemplo de Paulo Miranda). 

O amistoso contra a Argentina faz parte do Superclássico das Américas, antiga Copa Roca, onde ambas seleções podem selecionar jogadores apenas de suas ligas locais. A partida de ida será no próximo dia 14, em Córdoba. A volta será em Belém, no dia 28 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário