Pages - Menu

.

.

23 de agosto de 2011

Rússia e China

Samuel Eto'o de bem com a vida, afinal é o jogador mais bem pago do mundo, além
de ser a maior estrela do Campeonato Russo. (Foto: Reuters)
O futebol vem se espalhando pelo mundo e os países que não eram tão tradicionais no esporte estão com bons times e pouco a pouco também formam bons jogadores. A Rússia e a China são os mais em evidência, uma vez que os russos tem uma seleção regular e craques espalhados pelo mundo, enquanto a China vem formando boas equipes, principalmente com brasileiros.

A antiga URSS tinha apenas o CSKA Moscou e o Spartak Moscou representando bem seu futebol, porém em 2008 - principalmente - iniciou uma acensão com o título da Copa da UEFA conquistado pelo Zenit e um investimento maior no futebol. O lateral-esquerdo Roberto Carlos também ajudou a iniciar uma boa fase em um clube menor, o Anzhi. Após sua chegada jogadores como Diego Tardelli e Jucilei foram motivados a partir para o até então desconhecido clube; hoje estrelas como Zhirkov e Eto'o são nomes no clube russo.

Uma importante promoção do futebol russo foi a escolha do país para sede da Copa do Mundo de 2018. O país que era considerado uma geladeira que escondia os craques (principalmente brasileiros) com o dinheiro, hoje virou até uma vitrine; ainda mais depois de chegada de Eto'o ao país.

Na China a situação é diferente, o futebol ainda é bem precário, porém mostram que podem (e deverão) evoluir nos próximos anos. O país mais habilitado do mundo foi reforçado com a chegado de bons jogadores como Paulão (ex-Grêmio), Obina e o argentino Conca. O Brasil abriu os olhos para os chineses e o que parecia loucura hoje é um bom investimento. O ex-Fluminense hoje recebe um dos maiores salários do mundo e não deve ser a única estrela a ser contratada; mais nomes devem estar na mão dos orientais.

O investimento ao redor do esporte é gigante e donos de clubes, federações e até mesmo passes de jogadores são os mais ricos do mundo. O dinheiro hoje faz o futebol e com ele esses países menores vão se armando em uma corrida para ter um bom futebol e quem sabe dominar o cenário esportivo. 

2 comentários:

  1. nossa cara aonde o eto'o foi se infiar, só pode ser por dinheiro, apesar dos numeros do anzhi não acho bom negocio ele ir para lugares como esse, sumirá do mapa do futebol, e sinceramente o anzhi não será mais reconhecido com um ou outro jogador famoso. espero q visite meu blog

    ResponderExcluir
  2. O negócio do Eto'o foi grande pelo lado financeiro. Pelo lado do futebol é arriscado; quem sabe o futebol russo não cresce? Tem potencial, agora é esperar.
    Abraço

    ResponderExcluir