Pages - Menu

.

.

15 de fevereiro de 2012

Muita forçação de barra na Seleção

Mano Menezes anunciou na terça-feira (14) a convocação da Seleção Brasileira para o amistoso contra a Bósnia e o que podemos perceber? Muita forçação de barra com Ronaldinho e Paulo Henrique Ganso. Os dois não mostram um futebol de Seleção a alguns meses e mesmo assim são convocados. Não foi só as convocações destes dois atletas que divergiram opiniões. Será que esses são os melhores brasileiros em atividade?


O goleiro Rafael, do Santos, é outro que não deveria ter sido chamado. No Brasil temos nomes muito melhores, como é o caso de Fábio, Fernando Prass e Victor; não vejo essa necessidade tremenda de renovação do elenco. Qual o problema de jogar uma Copa com alguns atletas de 30 anos?

Renovação é um processo que deve ser feito por pelo menos 10 anos; acompanhar jogadores desde a base e oferecer oportunidades em jogos menos importantes, não misturá-los e esperar que resolvam as partidas como resolvem em torneios sub-20.

Ao meu ver, o setor que Mano menos errou foi o defensivo. Selecionou muito bem os zagueiros (sinto apenas a falta de Mário Fernandes que pelo jeito não vestirá a amarelinha depois do polêmico caso da recusa de meses atrás), a única falha ficou na lateral. É incompreensível a escolha de Alex Sandro (reserva no Porto) para a lateral-esquerda, quando temos Fábio (do Manchester United) que vez ou outra esta em campo, e Cortês que voltou a jogar bem, agora com a camisa do São Paulo.

Os volantes foram muito mal selecionados. Nem um dos convocados vingou na Selê e acredito que Ramires, Rômulo e Wellington poderiam substituir muito bem Fernandinho, Sandro e Elias. Hernanes parece ter conquistado novamente o treinador e pode formar um trio com Lucas e Neymar (o que particularmente me agradaria bastante), todavia deve esquentar o banco de Ronaldinho e Ganso, ou jogar de volante - posição que não atua desde os tempos de Sâo Paulo.

As convocações de Ronaldinho Gaúcho e Ganso são incoerentes com o futebol que eles apresentam recentemente. O R10 vive até um momento mais confortável, no entanto não tem nada de especial para vestir a importante 10. Atletas como Nenê, Oscar e até mesmo Kaká, que nunca deveu nada aos torcedores brasileiros quando em boa forma física.

O ataque foi bem escolhido, mas ainda não entendo a insistência em Jonas. Fred vive um ótimo momento desde do final de 2011 e merece mais oportunidades, apesar da idade já um pouco avançada -28 anos.

No final do mês de fevereiro a Seleção Canarinho volta a entrar em campo e enfrenta a Bósnia, na Suíça. A convocação não agradou todos e Mano terá a oportunidade de mostrar que todos estão errados. A 3ª Seleção mais cara não pode ocupar a 7ª no ranking da FIFA e apenas uma goleada irá confortar os brasileiros, caso os planos não saírem como está planejado o ex-técnico do Corinthians estará novamente com a corda no pescoço.

Acompanhe o NossoFutebolClube também por Twitter e Facebook

3 comentários:

  1. Infelizmente o mesmo Mano de antes. Caso complicado.

    Concordo com você quanto aos goleiros. Talvez levasse só dois mesmo para dar mais chance a atletas das outras posições (já que dificilmente seria usado três goleiros em um único jogo). Na zaga Mário Fernandes tinha que ir! O ocorrido nos Superclássico vai dificultar a vida do jovem e, na minha opinião, da Seleção já que ele seria útil. Também discordo totalmente quanto a Fernandinho, Alex Sandro, Jonas e Elias e acho que o Fagner do Vasco merecia uma chance.

    Quanto a Ronaldinho Gaúcho... Prefiro nem comentar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com maioria do que escreveu.

    Também acho que Mano deveria levar só dois goleiros, e talvez abriria uma vaga no ataque - talvez pra levar Fred, por exemplo - ou no meio-campo mesmo. Acho que Jonas merece esta convocação, está fazendo muitos gols no Valencia, todavia Fred também vive uma excelente fase.

    Quanto a Alex Sandro, R10, Elias, Fernandinho, Luisão, fazer o que...

    Ah, só lembrar que o Deco é naturalizado português.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Putz... esqueci deste detalhe Diogo, obrigado.

    ResponderExcluir