Pages - Menu

.

.

14 de janeiro de 2011

O futebol português

Hulk
No Brasil fala-se muito do futebol estrangeiro, já que lá estão os craques e os nossos ídolos, como Messi, Kaká, Cristiano Ronaldo, Sneijder, Júlio César, Drogba e companhia. Mas o foco é sempre no futebol de Espanha, Inglaterra e Itália. E o resto da Europa? Não tem futebol? Claro que tem e inclusive um futebol bem interessante e recheado de brasileiros, como é o futebol português.

A Liga (ZON) Sagres, como é conhecida a liga nacional de Portugal, tem um futebol bem equilibrado com três grandes clubes: o Porto, o Benfica e o Sporting. Clubes donos de imensas torcidas e estádios grandiosos; inclusive o Benfica é o clube que tem o maior número de associados. E vai dizer que não tem craques? E o Hulk, com toda sua força e seus golaços, além de ser cobiçado por grandes clube europeus? O nosso grande zagueiro da seleção David Luiz, que também é sonho de clubes magnatas como o Chelsea e Manchester City? O Falcao, Liédson (que mesmo não estando em grande fase é ídolo), João Moutinho etc? Fora os brasileiros no país; ali temos David Luiz, Luisão, Hulk, Liédson (naturalizado português), Claudio Pitbull, a pouco tempo tinha o goleiro Felipe etc; uma imensa diversidade.

David Luiz
O nível do futebol é excelente, quando você pára para assistir jogos do Campeonato Português você se intriga como se visse um Campeonato Espanhol. O clássico Benfica X Porto é um dos maiores do mundo. Outra coisa gigante no país são os estádios: o Estádio da Luz (Benfica) suporta mais de 65 mil pessoas; o José Alvalade (Sporting) e o Estádio do Dragão (Porto) suportam mais de 50 mil pessoas; verdadeiros gigantes de pedra.

Liédson
Segundo a IFFHS (International Federation of Football History & Statistics), o Porto é o melhor clube do mês de dezembro. O clube azul desde quando foi assumido pelo técnico André Villas Boas; ex-assistente de José Mourinho no próprio Porto, no Chelsea e na Internazionale; perdeu apenas uma partida, que por sinal não era interesse do clube. Na Champions League os números também são bons. O Benfica levantou a taça duas vezes, sendo vice 5; já o maior rival, Porto, jogou a final apenas 2 vezes, vencendo as duas.

 E agora, o que acha do futebol português? Recomendo que veja, pois é um futebol que vem crescendo muito; não é à toa que tem o 10° melhor clube do mundo, o Porto; já os outros gigantes Sporting Lisboa e Benfica ficaram em 41° e 59° respectivamente; fora o Braga que ficou em 55°; segundo a IFFHS. O Sporting Lisboa até revelou o melhor jogador do mundo em 2008, o "gajo" Cristiano Ronaldo.

Fica a dica de alguns jogos dos grandes portugueses nos próximos dias e semanas:

16ª rodada
FC Porto X Naval - 16.01 - 18h00
Académica X Benfica - 16.01 - 21h15
Sporting X Passos Ferreira - 15.01 - 21h15

E os clássicos:
Sporting X Benfica - 20.02
Benfica X Porto - 03.04
Porto X Sporting - 17.04

Um comentário:

  1. JOEL SANTANA na "Entrevista do Carvalho" de hoje!
    Não perca!
    http://opiniaodocarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir