Pages - Menu

.

.

30 de setembro de 2011

O mesmo que se entregar

Caio, bota toda a rapaziada pra jogar, porque o bicho vai pegar!
O Botafogo passou um grande aperto no jogo de ontem, porque quis! Tem uma grande equipe com grandes jogadores, mas entrou em campo com um time reserva e passou sufoco para o modesto Santa Fé. Jogava em casa e era a chance de já "eliminar" o clube colombiano, porém saiu perdendo e só foi empatar no fim do jogo.

Entendo que Jefférson, Cortês e Elkeson, os principais jogadores do clube (ao lado de outros) estavam na Seleção, entretanto não precisava desse cuidado extremo. O meia tinha totais condições de jogar, uma vez que só esquentou o banco com a amarelinha.

Caio Júnior só viu que era hora de acordar no segundo tempo, quando colocou Elkeson que deu passe para Caio (que também havia entrado) marcar. O time da estrela solitária está a um bom tempo sem vencer um título realmente importante, todavia não se esforça o tanto que deveria. Esse papo de priorizar Brasileirão à Sul-Americana é besteira! A maior dificuldade que você pode ter nesta dificuldade é o seu rival do Brasil, que direto perde para o seu time. Clubes brasileiros, lembrem-se: agora a Sul-Americana da vaga pra Libertadores!

O Botafogo agora passará aperto (e como!). Caio Júnior terá que botar o time mais titular possível e mais um pouco para bater o Santa Fé, que joga em Bogotá (a 2640 metros acima do nível do mar). Não queria dizer isso, mas não não boto muita fé no Glorioso mais.

O Santa Fé pode fechar o time completamente (o que acho improvável) e segurar um 0-0 que o fará avançar de fase ou ir para cima, uma vez que joga em casa e já está acostumado com a altitude. Se segura Botafogo, porque se não essa bobeada pode comprometer um ano inteiro de trabalho.

29 de setembro de 2011

Ainda falta muito!

Falar que ganhamos da ARGENTINA é demais. Claro que é sempre bom ganharmos de nossos rivais, mas não dá pra falar que o Brasil está jogando muito (como vi muita gente dizer), uma vez que vencemos por 2-0 de um grupo bem fraco de argentinos.

Mano montou um ótimo elenco que só melhorará com a chegada dos jogadores que jogam no exterior. Marcelo, Hernanes e Hulk, dentre outros ajudarão muito a Selê, entretanto só sentirei segurança quando ganharmos bem (não digo nem goleada, mas jogando bem) de um país com bom futebol.

Quem disse que já deu pra ele?
O primeiro tempo de ontem foi muito chato. Nada de chute perigoso e sustos. Entretanto a equipe voltou com outra postura para a segunda etapa. Lucas disparou do campo de defesa, recebeu um ótimo passe de Danilo e ficou de frente para o goleiro para abrir o placar para a Seleção Brasileira. Depois começou as gracinhas que encantam os brasileiros, reconheço que não gosto muito quando a situação não é das melhores, porém deu pra abrir um sorriso. Neymar e Ronaldinho ousaram com dribles provocantes e passes fantásticos.

O jogo ficou mais tranquilo. A Argentina foi para cima e em outro contra-ataque o Brasil liquidou o jogo. Diego Souza, que havia entrado no lugar de Lucas, cruzou para Neymar se redimir e marcar o gol que tinha perdido no primeiro tempo.

Este time do segundo tempo jogou realmente bem, mas para uma Copa do Mundo, ou até mesmo Copa América, precisaremos de muito mais. Lucas, Neymar e Ronaldinho mostraram que podem fazer um ótimo trio no meio e devem passar a jogar mais juntos. Cortês saiu aplaudido e pode voltar a ganhar chances. Pouco a pouco Mano vai arrumando a Seleção. Torcer para o técnico cair não é a solução; temos que torcer por nosso país ganhar, por mais que a situação seja ruim e nossos políticos (até do futebol) corruptos.

26 de setembro de 2011

Insano ou exemplo?

O lateral/zagueiro do Grêmio, Mário Fernandes, anunciou hoje que não jogará o Superclássico das Américas, contra a Argentina. O jogador foi convocado por Mano e não está machucado! Mário decidiu que não jogará a partida e disse que se dedicará ao tricolor gaúcho neste tempo. Seria uma revolta? Ou identificação com o clube? Um exemplo a ser seguido.

O Sr. Ricardo Teixeira, que já omitiu rendimentos vindos de suas atividades rurais, foi acusado de nepotismo em cargos da CBF e está envolvido em casos de importações ilegais, merece uma revolta. Os torcedores já fizeram diversas marchas contra o nosso "querido" presidente da CBF, mas parece que não o afetou diretamente. Algo mais escandaloso deveria ser feito e esse ato de Mário Fernandes poderia ser a revolta perfeita. Infelizmente não deve ser uma vez que o lateral alegou que fossem motivos pessoais e pouco declarou.

Mário ainda pode ser um dos poucos exemplos de jogadores que parecem ter realmente uma grande identificação e amor a camisa de seu clube. Rogério Ceni e Marcos são outros bons exemplos a serem citados. O Grêmio não vive um bom momento e precisa de força. O clube gaúcho anunciou que o atleta gremista está apenas focado no avanço da equipe e que ficará no clube. Espero que sua intenção tenha sido essa mesma de priorizar o clube.

Há ainda a possibilidade do camisa 13 ser um completo insano. A Seleção é uma grande oportunidade para quem quer atingir céus mais altos. Vestir a amarelinha abre o olho do mundo para o atleta que provavelmente receberá boas propostas para o futuro. Em outra ocasião Mário Fernandes sumiu de Porto Alegre por 5 dias e foi encontrado no interior de São Paulo. Há quem diga que o estresse o fez acreditar que não poderia ajudar a seleção desta forma, entretanto é um fato bizarro uma vez que é uma oportunidade ímpar.

Uma revolta seria um grande feito, todavia não é o que parece ser. Um amor louco à camisa tricolor parece ser uma hipótese mais lógica, uma vez que o clube não vive um bom momento e Mário acredita que ainda pode novamente ser convocado. Ele ainda pode ser um insano total e ter recusado essa convocação por vontade. É bom frisar que desta forma ele fica com (muito) menos chances de ser convocado para as Olimpíadas. As entrevistas dos próximos dias podem esclarecer isso melhor e espero que sim, já que este caso está muito confuso.

25 de setembro de 2011

Destsques da 26ª rodada


Diego Souza, craque da rodada: No jogo entre Vasco e Cruzeiro vimos um show, Diego Souza foi o responsável por ele. O camisa 10 cruzmaltino marcou três gols, sendo o último de dar inveja em Pelé. Ele recebeu um belo passe do Reizinho; com força e habilidade conseguiu ganhar do zagueiro, sombrando a bola para mandar um lençol no goleiro Fábio que só viu-a entrar no fundo das redes.


Empate heroico: O São Paulo foi ao Engenhão para conseguir uma vitória em cima do Botafogo e encostar no líder Vasco, mas não foi isso que aconteceu, o time alvinegro abriu um resultado de 2 a 0 e parecia que o tricolor não conseguiria encostar no líder. Mas aos 20 do segundo tempo o tricolor paulista marcou um gol e começou a reação.  A vitória alvinegra parecia certa, até que aos 45, Rogério Ceni cobra a falta na cabeça eo Rivaldo para empatar a partida.


Em fim, de volta os 3 pontos: O Flamengo voltou a vencer depois de 10 rodadas , no Engenhão o rubro-negro venceu o América-MG de virada por 2 a 1 com gols de Deivid e Thiago Neves e voltou a jogar bem pelo futebol apresentado no segundo tempo (tempo em que conseguiu a virada).

Palmeiras cava o próprio túmulo: O Palmeiras está em uma fase muito ruim, não vem jogando bem a vários jogos e nessa última rodada, contra o Atlético-GO, estava com 2 a mais e mesmo assim conseguiu sofrer o empate. O alviverde que vinha de uma recuperação agora só cai. Seus atacantes não marcam gols! Será que Felipão cairá?

Futebol e música: a combinação perfeita

Em tempo de Rock In Rio o blogueiro/jornalista Benjamim Back publicou em seu canal no Lance! a edição do Papo com Benja com o grande Marcelo D2. Um dos temas mais discutidos foi a união do futebol com a música e que isso está faltando nos dias de hoje. Inspirado neste vídeo e no clima do grande festival que ocorre no Rio resolvi fazer um Top 5 de músicas com o tema futebol. Confira:

Marcelo D2 - Sou Ronaldo
Uma homenagem do rapper/sambista ao grande fenômeno que foi Ronaldo. A música fala do Ronaldo que todos temos e dos vários momentos de superação do craque.


Skank - É uma partida de futebol
Os cruzeirenses e atleticanos do Skank fizeram uma excelente música falando da grande emoção de uma partida de futebol; com direito a clipe no Mineirão.

Jorge Ben Jor (e Mano Brown) - Umbabarauma
A Nike fez questão de juntar dois grandes cantores em uma regravação de música de Jorge Ben Jor, Umbabarauma. Jorge Ben e Mano Brown cantaram juntos essa grande canção.

Jorge Ben Jor - Fio Maravilha
Essa música polêmica em homenagem a Fio Maravilha é um total sucesso. Por causa de direitos autorais havia virado Filho Maravilha, entretanto anos após o ex-atacante do Flamengo deixou que a música levasse seu nome.

Milton Nascimento - Aqui é o país do futebol
A música composta por Milton Nascimento já foi cantada por várias pessoas. Não achei um vídeo de Milton cantando, apenas de Wilson Simoninha e Elias Regina. Deixei a versão do grande Simonal.

Ainda tem muitas outras músicas como por exemplo a famosíssima "Pra Frente Brasil"; "O Futebol" - de Chico Buarque -; "Saudades do Galinho" - de Moraes Moreira - e "Camisa 10 da Gávea" - de Jorge Ben Jor. Recomendo que vejam no Youtube essas canções. Deixe também sua sugestão! 

23 de setembro de 2011

As "novidades" da lista de Mano

Mano Menezes convocou a Seleção para o segundo jogo contra a Argentina e para os amistosos contra Costa Rica e México. Não houveram muitas mudanças nos selecionados para o Superclássico das Américas, portanto comentarei apenas os escolhidos para os amistosos.

Júlio César, Jéfferson e Neto foram os goleiros escolhidos pelo técnico da Seleção Brasileira. Concordo com a escolha dos dois primeiros, uma vez que Júlio já está adaptado à vestir a amarelinha e o goleiro botafoguense vive uma grande fase. Mas porque chamou o Neto? No Atlético-PR fez ótimas atuações, porém hoje está escondido no banco da Fiorentina. No nosso próprio território podemos encontrar outros bons goleiros como Felipe, do Flamengo, e Fábio, do Cruzeiro.

A escolha dos laterais foi a melhor. Maicon se recuperando de uma lesão, logo, os escolhidos para a lateral-direita foram Daniel Alves e Fábio. Na lateral-esquerda Mano soube convocar bem, chamou Adriano (do Barcelona) e Marcelo. Os zagueiros escolhidos foram Dedé, Thiago Silva, David Luiz e Réver. Eu não chamaria o zagueiro atleticano, uma vez que o clube não vai bem e temos outros bons nomes - como Rhodolfo -, entretanto mostrou serviço contra a Argentina e não é uma má escolha.

Semanas atrás havia me questionado sobre a convocação de Fernandinho, todavia aceitei o jogador e o vi fazer uma boa partida contra Gana. Lucas Leiva não joga bem com a amarelinha a um bom tempo, entretanto acho que merece continuar tendo chances. Luiz Gustavo e Sandro são bons nomes, pena que devem figurar o banco.

A escolha dos meias foi excelente. Mano convoca novamente Hernanes, após um bom tempo longe da Seleção. Oscar, Elias e Lucas (São Paulo) foram os outros escolhidos pelo técnico da Seleção. O colorado mostrou na Seleção Sub-20 que merece uma vaga e no Inter comprovou que é um grande jogador. Ainda tenho minhas dúvidas sobre Elias, acho que Nenê (do PSG), ou até mesmo Bruno César, mereciam uma chance.

Se teve uma parte da convocação que gostei foi o ataque. Chamar Neymar e Ronaldinho são escolhas incontestáveis. Não vou muito com o nome de Jonas e Fred, já que temos outros ótimos atacantes (como Borges). O ex-técnico do Corinthians parece estar de olho no futebol português, uma vez que continua dando chances para o excelente atacante Hulk, do Porto, e agora convocou o centro-avante (substituto de Falcao) Kléber, um matador nato, apesar de bem jovem. Infelizmente não teremos Damião lesionado, entretanto teremos a chance de ver outros atacante em ação.

Para o jogo contra a Argentina tivemos a surpresa de chamar Borges, Emerson (Coritiba), Diego Souza e Elkeson que são excelentes nomes. Agora não podemos dar outro vexame com um jogo sonolento contra os hermanos, na quarta (28). Para os amistosos internacionais o Brasil pega a Costa Rica, no dia 7 de outubro, e o México dia 11.

21 de setembro de 2011

Coluna do Felipe Ferreira: Que técnico para na Inter de Moratti?

Giampiero Gasperini: A última vítima de Massimo Moratti

Desde que o português José Mourinho deixou o comando técnico da Inter de Milão, após a brilhante temporada de 2009/2010, o tradicional clube italiano viu a crescente de um problema que vinha desde quando Massimo Moratti, atual presidente do time, assumiu em 1995. O empecilho em questão é o fato de nenhum técnico parar no banco de reservas nerazzurri.

A chegada de Roberto Mancini, que ficou na Inter de 2004 a 2008, "mascarou" o problema, o qual foi esquecido com a chegada de Mourinho, dessa forma, aliada a títulos, a fama de demolidor de técnicos italiano a qual Moratti tem, foi esquecida, e, agora, o torcedor do time italiano vê o antigo pesadelo voltar a assolar a equipe de Milão.

De 1995 pra cá, se passaram 16 anos e 14 técnicos no comando do clube nerazzurri, que chegou a ter 3 técnicos em uma única temporada, mostrando a falta de sensatez a fechar com um treinador que Moratti tem.

Com uma média de quase 1 técnico por temporada, que técnico para na Inter de Moratti?

Todos os técnicos inteiristas na era Moratti:

2011/12:  Gian Piero Gasperini
2010/11: Rafael Benitez Maudes e Leonardo
2009/10: José Mourinho
2008/09: José Mourinho
2007/08: Roberto Mancini
2006/07: Roberto Mancini
2005/06: Roberto Mancini
2004/05: Roberto Mancini
2003/04: Hector Cuper, Corrado Verdelli e Alberto Zaccheroni
2002/03: Hector Cuper
2001/02: Hector Cuper
2000/01: Marcello Lippi e Marco Tardelli
1999/00: Marcello Lippi
1998/99: Luigi Simoni, Mircea Lucescu, Luciano Castellini e Roy Hodgson
1997/98: Luigi Simoni
1996/97: Roy Hodgson e Luciano Castellini
1995/96: Ottavio Bianchi, Luis Suarez e Roy Hodgson

Felipe Ferreira (@felipepf13) tem 14 anos, é fanático por esportes, sobretudo o futebol, e escreve em seu blog: http://territorioesportivo.blogspot.com

20 de setembro de 2011

Digno de aplausos

(Foto/GloboEsporte)
A Nike havia sido bastante criticada por fazer uma camisa para a Seleção (que particularmente gostei) com uma faixa, sem lógica, no peito. Pouco foi usada e a empresa americana já lançou outra, já que agora serão lançados novos kits todos os anos para a Selê. Se recuperaram bem e fizeram uma camisa digna de aplausos.

Inicialmente a ideia de faixa sem nexo no peito não me caiu bem, porém com o tempo me acostumei e hoje a acho muito boa. A away havia me conquistado. O tradicional azul tinha ficado de lado e um tom que se aproximava do verde preencheu a camisa, entretanto eu reconhecia que nenhum dos dois kits havia ficado espetacular. A Seleção Canarinha merecia mais e a Nike correspondeu.

Foram anunciadas hoje (não oficialmente) as camisas do Brasil para as Olimpíadas. A Nike resolveu adotar um padrão semelhante ao usado na Seleção Francesa e vestirão os jogadores com a amarelinha mais retrô. Com menos detalhes, uma gola mais tradicional e os "punhos" da cor secundária (verde na home e amarelo na away) as novas camisas de conquistaram.

Outra ideia que me fascinou foi o fato do away kit ter a opção de ser completamente azul, já que terá duas versões de calção (branco e azul). Como algumas seleções europeias vem fazendo o Brasil entrou no meio e pode jogar de uma cor só. Na home penso que por enquanto é melhor preservamos o amarelo e azul, porém com a mudança ocorrida no tom do amarelo não seria uma má ideia jogar todo com uma única cor.

Ao ver os novos kits vi que a Nike merecia aplausos. Se recuperaram por não terém feito uma camisa linda para a Seleção com novos kits modernos, porém com um ar retrô. Infelizmente os uniformes novos só serão utilizados no ano que vem, nas Olimpíadas. Espero que conquistemos o ouro inédito em Londres e que o uniforme dê bastante sorte.

19 de setembro de 2011

VERSUS: Brasileirão X La Liga

A IFFHS anunciou que o Campeonato Espanhol é a melhor liga do mundo, perdendo para o disputadíssimo Brasileirão. Os resultados do duelo mostram uma coisa em relação ao clube, mas sobre a liga...

O Fabuloso vem aí e o bicho vai pegar!

Luís Fabiano está em fase final de recuperação de sua lesão sofrida quando ainda jogava pelo Sevilla. A alguns dias já voltou a treinar com bola e hoje participou normalmente do coletivo, além de marcar três gols. O Brasileirão o aguarda; com ele podemos dizer que o campeonato ficaria mais... fabuloso!

Eu tinha boas expectativas para o Campeonato Brasileiro deste ano, uma vez que jogadores como Liédson, Montillo, Alex, Ibson, Neymar, Ganso, Ronaldinho, Luís Fabiano e Adriano jogariam. Infelizmente esses dois últimos vieram da Europa lesionados e ficaram por um bom tempo se recuperando. Estão a semanas de voltar e ajudar seus times na busca do título.

Nos treinos o atacante já mostrou-se entrosado com a equipe e inclusive brincou com os jogadores formados na base do São Paulo. É bom que o camisa 9 já se familiarize com o "novo" elenco do clube, pois a estrutura e a torcida já são velhas conhecidas de Luís Fabiano.

Na prancheta Luís Fabiano encaixaria perfeitamente no time. Nos últimos jogos pudemos ver Adílson jogando com dois atacantes legítimos (nada de Rivaldo ou Cícero). O elenco já é adaptado para a estréia de Fabuloso. Com a saída de Rodrigo Souto o time se encaixa perfeitamente no 4-4-2. Rhodolfo, João Filipe, Juan e Píris compõe o setor defensivo e Welligton, Carlinhos, Casemiro e Cícero fazem parte do meio. O "novo" atacante do time faria uma boa dupla com Dagoberto no ataque e Lucas poderia se deslocar para o meio (roubando a vaga de Cícero).

A torcida são-paulina já pede Luís Fabiano logo no contra o Corinthians, porém penso que seria uma decisão precipitada. Como são-paulino também estou ansioso para o nosso "Fabuloso" voltar a jogar com a camisa tricolor, entretanto temos que colocá-lo apenas quando estiver 100%, pois aquele 1% de chance de se machucar pode estragar toda a felicidade.

A reestreia de Luís Fabiano aparentemente marcada para o jogo contra o Botafogo, no Engenhão, dia 25, porém há chances (mesmo que remotas) de jogar contra o Corinthians na próxima quarta. Aposto fielmente em seu poder de gol, além de acreditar que ao lado de Dagol pode fazer o melhor ataque do Brasil.

18 de setembro de 2011

Destaques da 24ª rodada


Goleadas em São Paulo e no Rio de Janeiro: Nesse sábado São Paulo e Vasco ganharam pelo mesmo placar, 4 a 0. O time paulista ganhou do Ceará no Morumbi e foi para a 2ª colocação e o carioca ganhou do Grêmio no São Januário e foi para a 1ª posição. Esses times só subiram de posição graças a derrota do Corinthians para o Santos por 3 a 1.

"Goleiraços" da rodada: No clássico carioca - Flamengo e Botafogo - tivemos o destaque dos goleiros. Felipe e Jéfferson foram responsáveis por 11 defesas difíceis, 6 do flamenguista e 5 do botafoguense. O resultado do jogo só ficou no 1 a 1 graças à esses paredões.

Diego Souza e Rivaldo, craques dos gols bonitos: Nas goleadas do fim de semana tivemos dois lindos gols, Diego Souza, quando recebeu de Felipe Bastos, puxou paro lado dando um "drible da vaca" no zagueiro e soltou uma bomba para o gol gremista, e Rivaldo, que após linda jogada individual de Lucas que passa para Marlos cruzar para ele, solta um voleio lindo contra o goleiro do Ceará.



Terrível dia para o zagueiro Gum: O zagueiro conseguiu fazer oque nenhum pensaria em fazer, ele foi responsável por um gol contra e ainda foi expulso na hora em que fez o pênalti para o terceiro gol, tirando que ele não marcou o atacante Souza na hora do primeiro gol baiano, resultado final: 3 a 0 Bahia. 

Planeta Bola: O Professor Pardal alemão



É a chance


Vasco e São Paulo tem a chance de afundar o Corinthians. Os dois golearam e assumiram respectivamente a 1ª e 2ª colocação deixando o alvinegro - com um jogo a menos - em 3°. A equipe comandada por Tite não vem de bons resultados e perder a liderança pode deixar o time em maus lençóis.

O Corinthians é líder desde a 7ª rodada, porém a um bom tempo parece ter relaxado e vê seus concorrentes na busca pelo título encostarem. Nas últimas semanas tem tido sorte de não perder a 1ª posição, uma vez que quando perdia ou empatava os outros clubes não aproveitavam.

O Flamengo não aguentou o pique e caiu bruscamente algumas posições. O mesmo está marcado para o Corinthians a um bom tempo, todavia parece que São Paulo e Vasco queriam o segurar na liderança, já que não conseguiam se aproveitar das falhas do time do Parque de São Jorge.

Neste sábado o cruzmaltino venceu o Grêmio por 4-0, com gols de Elton, Éder Luis, Fágner e Diego Souza; já o tricolor do Morumbi bateu o Ceará pelo mesmo placar. Juan, Píris, Casemiro e Rivaldo marcaram para o clube de Adílson Batista.

Mesmo que com tropeços e goleadas nas rodadas ainda não posso apontar um favorito ao título. Hoje temos Vasco e Botafogo em uma acensão surpreendente, o São Paulo vem logo atrás com resultados equilibrados após uma sequência. Acredito que o campeão saia de um destes três. Basta aguardarmos.

17 de setembro de 2011

Ídolos do Brasil: Danilo


Uma das sensações do clube campeão da Libertadores 2011. Danilo Luiz da Silva, jogador do Santos Futebol Clube, apenas 20 anos de idade, um Paulistão, uma Libertadores e uma Copa do Mundo nas costas. Atua como lateral-direito ou volante, é rápido tem ótimo passe, defende e ataca, realmente um grande jogador.

Começou sua carreira nas categorias de base do América Mineiro, estreou na equipe principal em 2009 no campeonato mineiro. Depois no meio do ano, foi um dos destaques do "Mequinha" mineiro na Série C e depois na B. Com grandes atuações, o lateral despertou interesse da diretoria santista, que não perdeu tempo e o contratou logo após a Copa do Mundo de 2010.

Em 2011, o Menino da Vila, começou o ano sendo convocado para a Seleção Sub-20 para disputar o Mundial, marcou 2 gols e foi campeão. Logo quando voltou, pelo Santos conquistou o Campeonato Paulista e o título mais esperado pelos santistas, a Copa Santander Libertadores, e na final, Danilo fez o gol do título. Depois da "Liberta", graças a grandes atuações, Danilo recebeu propostas de Benfica e Porto para jogar no futebol português em 2012, depois do Mundial. Após um longo período de negociações o Porto conseguiu adquirir os direitos do jogador, e em 2012 ele se apresentará ao clube.

Olá leitores! Este é mais um post do Ídolos do Brasil, peço que comentem e digam sugestões para os próximos posts. O Danilo, na minha opinião, é sim um grande jogador, e ao contrário do que muitos dizem, ele tem muita qualidade atuando como lateral ou como volante. Passe, chute, posicionamento, marcação, raça. Joga demais, e merece continuar tendo chances na seleção de Mano Menezes.

15 de setembro de 2011

Muito mais do que um goleiro

Rogério Ceni é considerado por muitos o maior ídolo da história do São Paulo. Além dos 1000 jogos e 100 gols ele tem uma capacidade incrível de comandar o jogo parado dentro da pequena área. As boas defesas são obrigação e sair jogando com os pés é um talento extra. Suas história destrói qualquer currículo de um menino de 19 anos de brinco e moicano, portanto merece respeito.

O camisa 01 criticou (na maior educação) Neymar dizendo que 50% das faltas marcadas sobre o atacante santista eram simulação. O jovem craque "rebateu" em seu site permitindo um post afirmando que Rogério Ceni era "chato pra car...". O mito respondeu dizendo que tem o direito de ser chato; mas aceitou as críticas do camisa 11.

O craque santista não precisava nem aceitar as críticas de Rogério, deveria apenas respeitá-la, simplesmente pelo fato de ele está na carreira mesmo antes de Neymar nascer. O fato de ser ou não cai-cai fica para outro dia, o que interessa é o respeito que faltou de Ney com o mito.

A mídia ainda ajudou a fazer a situação ficar pesada. "Pegaram só uma parte da frase. O que falei dele ser o melhor do Brasil, ninguém falou. Quanto a ser chato, sou mesmo. Sou perfeccionista. Então, alguns me acham chato, o que é normal", essa foi a frase usada por Rogério para rebater todas as críticas da imprensa.

Neymar tem apenas 19 anos, um filho, vários patrocinadores e uma grande influência, portanto deveria cuidar mais de sua imagem. Rogério pode até ser chato, já que pega muito no pé da arbitragem e reclama bastante, entretanto é fato que Ney é cai-cai. As próprias declarações do pai do jogador - leia esse post - (e os vídeos aproximados e em altas definição) não deixam mentir que ele se joga, mas o presidente santista insiste em defender sua joia "de uma deselegância" usadas por ele mesmo em seus argumentos.

Rogério é um mito e merece respeito. Neymar, um grande jogador e precisa tomar consciência de suas atitudes. Luis Álvaro, presidente de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, tem que fazer valer essa posição e não só exigir respeito, como também usá-lo. O capitão tricolor falou apenas o que uma grande parte do Brasil pensa, teve a coração de dizer o que quer. Todos merecem respeitar e ser respeitados.
Agora é esperar o próximo San-São (que pode definir título) e ver o que essa briga por motivos fúteis pode gerar.

13 de setembro de 2011

Surpresas para o Derby


A seleção brasileira enfrentará a Argentina nesta quarta-feira às 21h50, em Córdoba na Argentina (partida de ida). E Mano Menezes desta vez, inovou na escalação que iniciou o treino nesta terça. Tentou improvisar o lateral do Santos, Danilo, como volante e apostou em Mário Fernandes do Grêmio na lateral direita, além da entrada do meia do Flamengo Renato Abreu.

Mas depois de sua coletiva de imprensa, afirmou que o time titular será aquele que jogou na segunda parte do treinamento. Danilo volta a sua posição oficial, como lateral, e a surpresa fica realmente com Renato Abreu. Mano disse que está priorizando a experiência nesta seleção por isso também trocou Bruno Cortês por Kléber na lateral esquerda.

Então a nossa seleção provavelmente deverá entrar em campo com esta formação: Jéfferson; Danilo, Dedé, Réver e Kléber; Ralf, Paulinho e Renato Abreu; Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião. Além de experiência, Mano aposta nos meias do Corinthians, Ralf e Paulinho que vem fazendo grandes atuações no Campeonato Brasileiro.

Na minha opinião, acho que nosso técnico Mano Menezes está sendo muito equivocado em algumas de suas escolhas. Eu particularmente não acho Renato Abreu um grande jogador, apesar de sua experiência. E também prefiro o zagueiro do Palmeiras, Henrique, no lugar de Réver. Apenas mudaria isso, mas acho que Mano, como um grande técnico, sabe oque está fazendo. Apenas desejo boa sorte a seleção, e que estes jogadores aproveitem esta grande oportunidade.

Tailored by Umbro

Este post foi feito para a minha coluna no Premier League Brasil e resolvi postá-lo também aqui.
A tradicionalíssima Seleção Inglesa é (muito) bem fornecida pela, também inglesa, Umbro. As duas últimas coleções de kits do English Team fizeram bastante sucesso, tanto pela beleza, simplicidade e tradicionalidade quanto pelo acabamento. A marca dos dois diamantes usa a linha Tailored by Umbro, onde aplicam técnicas da alfaiataria no futebol.

O Manchester City é outra equipe de sorte, seus atuais kits foram muito bem trabalhados e com a simplicidade a Umbro conquistou os citizens. A home ganhou uma gola especial, além de detalhes (da soundwave dos torcedores) em menção à música Blue Moon, tema da torcida azul de Manchester.

A Umbro não surpreende apenas com seus detalhes mínimos e bem trabalhados. A empresa estuda o clube e faz kits com a cara da equipe; seja com um escudo especial ou algo que lembre o passado. Além de tudo isso os ingleses fazem, assim como na alfaiataria, os equipamentos sob medida - gerando um maior conforto e adaptação do jogador no momento da partida.

Nesta brilhante linha da Umbro quase não há detalhes futuristas, com muitas curvas e cores. Em compensação usam o que há de mais moderno nos materiais, designs e costuras. O designer Aitor Throup (da Umbro), por exemplo, abusa da classe e veste muito bem todos os clubes que trabalha. Para ser sincero: nunca vi uma camisa feia após a Umbro iniciar seu trabalho com a linha Tailored by Umbro.

A linha Tailored não existe apenas na Inglaterra, tanto que clubes como Santos, Universitário, Rangers e Atlético-PR também são vestidos pela Umbro com está inovação nos kits. A empresa inglesa contratou grandes designs que estudam também a fisionomia e os movimentos feitos durante o jogo, pois afinal não é apenas uma camisa; é uma camisa de futebol!

Recomendo que veja este vídeo, que explica bem o processo tailored: Tailored by England (link)

12 de setembro de 2011

Simplesmente Silva

Soccer365
O jogador tratado neste post não será um brasileiro, como é deduzido pelo tradicional sobrenome do país, mas sim um espanhol que vem jogando muita bola. David Silva, ou simplesmente Silva, é o principal destaque do fabuloso início de temporada do Manchester City. O City tem uma média surpreendente de 4,5 gols por jogo e grande parte deles passa pelos pés do camisa 21.

Em 2010 David Silva foi contratado pelo City junto ao Valencia, sendo considerado uma grande contratação. Não se destacou como pensavam e inclusive chegou a ser "esquecido". Com a chegada de Nasri e Agüero para o auxiliarem na formação ofensivo dos citizens, Silva mostrou seu potencial e nesta semana recebeu ótimos elogios de seu técnico Roberto Mancini.

“Silva é um grande, grande jogador. Não sei como ele não foi para o Barcelona ou Real Madrid porque ele é espanhol. Mas temos muita sorte de ele estar aqui. Ele é diferente do Messi e do Cristiano Ronaldo porque eles são atacantes e fazem mais gols. Mas acho que ele está no nível de Xavi e Iniesta”, disse o técnico do clube de Manchester.

Com apenas números não podemos perceber a eficácia do meia espanhol, uma vez que não marca muitos gols, porém muitas vezes está envolvido nas jogadas terminadas em gol. Pudemos perceber sua velocidade no drible e visão de jogo no último jogo do City, contra o Wigan. Ele deu o passe para o dois gols de Agüero, participou com um belo toque de calcanhar no terceiro, e sofreu o pênalti não convertido por Tévez.

Muitas vezes Silva é "fominha" e prende demais a bola arriscando dribles e enfeites, os quais ocasionam a perda da posse de bola citizen. Isso acaba sendo um fator ruim, mas se bem trabalho pode originar em mais gols, como os dois últimos do partida contra o Wigan.

O trio de ouro do City (Foto: The Sun)
Suas brilhantes atuações na armação de jogadas, com Nasri, e a definição delas por Agüero tem impressionado a todos e põe o City não só como um dos favoritos ao título da Premier League como também a levar a Champions League. O time comandado pro Mancini enfrentará o Napoli nesta quarta-feira, no estádio City of Manchester, pela UCL. O clube inglês contará com todos seus jogadores e promete fazer um jogaço!

11 de setembro de 2011

Destaques da 23° rodada


Coritiba consegue uma vitória surpreendente: O Botafogo foi para o Sul assistir o Coritiba dar uma goleada de incríveis 5 a 0. O alvinegro vinha de bons resultados, como o 4 a 0 sobre o Ceará na última rodada, e para a maioria era o favorito para essa rodada. O Coritiba vinha de uma derrota para o Vasco da Gama de 2 a 0. Esse resultado não  mudou nada para o Botafogo, pois o Flamengo perdeu e não encostou no estrela solitária. Já para o Coxa foi o contrário, porém não fez muita diferença, e o time do Sul subiu uma colocação, indo para a 9ª posição.

Sequência ruim de resultados para o Flamengo: Os rubro-negros estão infelizes com seu time, pois hoje, com a derrota em casa para o Atlético-PR de 2 a 1, viram o Flamengo ficar a 8ª rodada sem uma vitória e a 4ª perdendo.

Vasco é prejudicado pela arbitragem e empata: Como de costume, hoje tivemos mais um dia de arbitragem ruim, desta vez no jogo entre Vasco e Figueirense. Além de várias faltas marcadas equivocadamente pelo juiz, o bandeirinha anulou um gol totalmente regular do atacante Élton, em que foi marcado um impedimento.

Os matadores: Borges e Leandro Damião não param de fazer gols. Hoje o artilheiro do Brasil, Leandro Damião(http://nossofutebolfc.blogspot.com/2011/09/coluna-do-guilherme-zaga-orgulho.html), marcou os três gols do Internacional na vitória sobre o Palmeiras por 3 a 0 colando no líder em artilharia, Borges (que marcou nas últimas 3 partidas do Santos e agora está com 16 gols no Brasileirão)


Benzema brilha, e Real Madrid é líder

Benzema comemora a boa fase
Neste sábado, 10, o Real Madrid tomou a ponta do Campeonato Espanhol depois da vitória de ontem no Santiago Bernabéu por 4-2 sobre o Getafe. Mesmo com as vitórias de Valencia e Real Betis, que colaram na ponta da tabela, o clube merengue possui um saldo de gols bem mais alto (8 contra 2).

O Real tomou conta do jogo, mesmo com o atacante do Getafe Miku tentando estragar a festa duas vezes. Benzema confirmou que está numa boa fase. O atacante não estava nos planos do Real Madrid para 2011, mais Mourinho deu uma chance para ele, que hoje está num momento espetacular marcando vários gols. E só nesta partida foram dois. Os outros dois do Real foram marcados por Cristiano Ronaldo e Higuaín, os gols do Getafe foram marcados por Miku.

Apagão

O Barcelona jogando de preto, fez logo em 11 minutos dois gols, com Xavi e Fábregas. Parecia muito fácil, o estádio lotado, jogando contra o Real Sociedad. Pep Guardiola arriscou deixar Villa, Iniesta e Messi no banco, por ser um jogo fácil e poupá-los para a Champions League (contra o Milan, no meio da semana). Entretanto na segunda etapa, em apenas dois minutos o Real Sociedad empatou. Esse empate custou caro ao clube catalão que perdeu a chance de assumir a liderança, que foi tomada pelo rival Real Madrid.

Confira os jogos da rodada:

Sábado
Real Sociedad 2x2 Barcelona
Villareal 2x2 Sevilla
Real Madrid 4x2 Getafe
Valencia 1x0 Atlético de Madri

Domingo
Betis 1x0 Mallorca
Racing Santander x Levante
Osasuna x Sporting Gijón
Rayo Vallecano x Zaragoza
Espanyol x Athletic Bilbao

Segunda
Málaga x Granada

Coluna do Felipe Ferreira: A diferente Premier League dessa temporada

O atacante argentino Agüero vem sendo um dos grandes destaques do Manchester City e da Premier League em geral
Foto: AFP

Há pouquíssimo tempo, a Premier League era tida como um dos melhores e mais disputados campeonatos da Europa. Realmente, havia uma briga feroz entre os grandes (Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United), que sempre vinha algumas surpresas e clubes emergentes entrarem ao meio do embate.

A atual temporada da liga inglesa prometia uma disputa em tais condições citadas acima, no entanto, as quatro primeiras rodadas mostraram que a coisa pode ser bastante diferente para essa temporada.

O Chelsea tem um bom time, um excelente técnico, mas ainda não se encontrou, não conseguiu ter boas atuações e vem sofrendo para vencer adversários menores. O Liverpool teve um bom início, porém, sua equipe é mediana, não devendo oferecer grandes riscos. O Arsenal tem um time muito ruim, atuações ridículas, não deve oferecer riscos a ninguém, se acabar por sair com uma vaga para a Europa League, será lucro.

Com os grandes nesta situação, os times menores também estão mal. Acostumado a ser surpresa, o Tottenham vai se encontrando, porém a equipe é pouco brilhante, a entrada de Adebayor no time é uma boa, contudo, ainda existem falhas. Já equipes menores estão mal, talvez o Stoke City com Peter Crouch possa surpreender, mas só.

Com essa situação, sobram o gigante Manchester United e o milionário Manchester City que montaram ótimos plantéis e com atuações avassaladoras diante equipes de todo tamanho, vão se consolidando nas primeiras colocações, mostrando que a briga pode ficar somente entre duas equipes, situação semelhante ao Campeonato Espanhol que vê Barcelona e Real Madrid se alternando na ponta.

Em meio a edições emocionantes e disputadas, a diferente Premier League dessa temporada, pode ser a mais chata dos últimos anos.

Felipe Ferreira (@felipepf13) tem 14 anos, é fanático por esportes, sobretudo o futebol, e escreve em seu blog: http://territorioesportivo.blogspot.com

10 de setembro de 2011

Ídolos do Brasil: Dedé

Ainda novo, já é jogador de Seleção Brasileira. Anderson Vital da Silva, mais conhecido como Dedé, nascido dia 1° de julho de 1988 (23 anos) é jogador do Clube de Regatas Vasco da Gama. Zagueiro muito diferenciado, muita facilidade na marcação e no posicionamento.

Dedé foi destaque nas categorias de base do Volta Redonda. Em 2009, Dedé subiu ao elenco principal do Voltaço e participou do campeonato carioca, foram 16 jogos, 3 gols. Neste mesmo ano o Vasco da Gama, estava a procura de muitos jogadores para refazer o elenco, pois no ano anterior tinha sido rebaixado para a série B. Suas ótimas atuações,  fez com que o Vasco o oferecesse R$ 1,4 milhões no atleta.

Chegou no clube para disputar a série B, foi campeão, mais não teve muitas oportunidades. Sua oportunidade aconteceu numa partida contra o Vitória, nas quartas-de-final da Copa do Brasil de 2010, o clube estava sem zagueiros no momento e isso fez com que Dedé fosse escalado. Apesar da eliminação, se destacou e o contrato que terminaria em um mês foi renovado até o fim do ano.

Muitas boas atuações o tornou titular absoluto e ídolo da torcida cruzmaltina, seu contrato com o Vasco se estendeu até 2014. Dedé já ganhou muitos títulos individuais como o Melhor zagueiro do Brasileirão 2010, e do Cariocão 2011. E neste ano, o "Anjo Negro" foi um dos destaques e um dos principais jogadores do título da Copa do Brasil. Ótimas atuações lhe deram uma vaga na seleção de Mano Menezes.

Caros leitores, este é mais um post dos Ídolos do Brasil, e gostaria de saber de vocês qual seria o próximo. Comentem abaixo. Na minha opinião o Dedé é o único grande zagueiro que atua no Brasil. Tem uma grande altura, ótimo posicionamento, alto poder de marcação, e grandes outras qualidades. É sim jogador de nível europeu e de Seleção Brasileira, em breve será o sucessor de Lúcio, capitão da nossa "selê".

VERSUS: Neymar no Real X Neymar no Barça

O NFC está de coluna nova. Ao menos uma vez por semana postaremos uma comparação, entre jogadores, clubes, situações, campeonatos etc.

Grande parte da mídia diz que Neymar já fechou com o Barcelona, porém outra diz que o pai do atacante está seduzido pela propostas do Real Madrid. Em meio a tanta discussão vem a pergunta: Aonde ele se daria melhor. Esse é o tema do "VERSUS" de hoje: Neymar daria mais certo com a camisa blanca ou a blaugrana? Confira o infográfico:

9 de setembro de 2011

Quebrando a cabeça de Muricy

Muricy terá problemas para escalar o time amanhã
contra o Cruzeiro na Vila Belmiro
Muricy não revelou, tão pouco colocou em campo no último treinamento antes da partida contra o Cruzeiro, qual time ele pretende usar como titular neste sábado às 18h00 na Vila Belmiro, contra o Cruzeiro em partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão.

Com sete desfalques certos (PH Ganso, Ibson, Arouca, Pará, Elano) no departamento médico, além de Adriano e Danilo suspensos, Muricy tenta se virar com o que tem para tentar manter a invencibilidade alvinegra de cinco jogos sem derrota. A única boa notícia é que o volante Henrique, que sofreu um entorse no joelho, treinou normalmente e ainda realizará testes para ver se joga amanhã.

Durval, que cumpria suspensão na vitória do Santos contra o Avaí no meio de semana, volta a zaga titular ao lado de Edu Dracena. Com poucas alternativas, Muricy deve continuar com o esquema de três atacantes (Neymar, Borges e Alan Kardec), e para o meio campo, deve fazer a estréia de Anderson Carvalho ou Alison, ambos das categorias de base.

A situação não é boa, mas jogando na Vila o Santos ainda é favorito, pois o Cruzeiro também vem de derrota em casa e também muito desfalcado. O alvinegro praiano deve entrar em campo com: Rafael; Léo, Crystian (Bruno Aguiar), Edu Dracena e Durval; Anderson Carvalho, Henrique (Alison) e Felipe Anderson; Neymar, Borges e Alan Kardec.

Destaques da 22° rodada!


Vitória emocionante do líder: O Corinthians conseguiu se manter na liderança com uma vitória emocionante sobre o Flamengo no Pacaembu esta noite. O rubro-negro abriu o placar com Deivid e os dois gols do Timão foram de Liedson. O jogo foi ´dramático, daqueles que qualquer um gostaria de ver, com chances boas de gols e belas defesas, principalmente do lado flamenguista.

Golaço de Juninho Pernambucano: O craque das bolas paradas, Juninho, fez mais um gol lindo de falta nesta rodada na vitória de 2 a 0 do Vasco sobre o Coritiba. O Reizinho mandou uma bomba de muito longe da meta, foi um chute certeiro que pegou no travessão do goleiro Vanderlei e entrou. (Confira o lance a seguir)


Goleadas da rodada: Neste meio de semana tiveram duas goleadas, 4 a 0 para o Botafogo sobre o Ceará e 4 a 2 para o Internacional em cima do lanterna América, que vinha de uma goleada em cima do Vasco. O alvinegro, que vem conseguindo boas vitórias, está chegando muito perto da liderança e se embolando junto com os outros times do topo da tabela. O Internacional, que não está tão bem na tabela quanto o Botafogo, conseguiu um bom resultado para seguir lutando em busca do G-4.

Equívoco do árbitro no jogo entre Flamengo e Corinthians: O zagueiro Gustavo do time rubro-negro agrediu o atacante Liedson com um soco na barriga, inacreditavelmente o juiz não puniu o zagueiro com um cartão e deu bola ao chão. (Veja o lance)


Mil vezes Rogério Ceni: Esta quarta-feira foi um dia histórico para os tricolores, foi o dia do jogo mil de Rogério Ceni. Um jogo bom e com casa cheia. Para garantir a festa, Dagoberto e Lucas marcaram e fizeram os gols de São Paulo 2 x 1 Atlético-MG, marcando com seu zagueiro Réver. 

7 de setembro de 2011

ROGÉR1000

Morumbi lotado para um dia histórico! (Foto: Joaquim Lo Prete)
O "M1to", Rogério Ceni, completou na partida de hoje contra o Atlético-MG sua partida número 1000 com a camisa do São Paulo. O goleiro-artilheiro disse que o maior presente que poderia receber seria uma vitória, e a teve em um Morumbi lotado.

Rogério confirmou sua  idolatria tricolor ao fazer milhares deles ficarem na fila dos ingressos (e muitos não conseguiram). Como são-paulino gostaria de agradecer ao nosso mito por estes 1000 jogos e 100 gols, além de muitas defesas importantes. Ele não merece apenas uma camisa ou uma placa; uma bela homenagem seria uma estátua do nosso camisa 01 no Morumbi!

Lucas foi quem abriu o placar na vitória por 2-1 sobre o Galo mineiro nesta tarde. Com menos 30 segundos o camisa 7 tricolor marcou o primeiro gol. Pouco tempo depois o time comandado por Cuca marcou com Réver, de cabeça: com desgosto Rogério Ceni viu a bola entrar. Na segunda etapa Dagoberto botou o tricolor novamente na frente em um belo chute de longe. O camisa 25 teve outra oportunidade de marcar no fim do jogo, porém errou ao tentar encobrir Renan Ribeiro.


Neste dia histórico em que o "Rogér1000" Ceni completou seus 1000 jogos (e se igualou a Roberto Dinamite e Pelé com esta marca) o São Paulo, além de vencer, assumiu a liderança. Caso o Corinthians perder e o Vasco não vencer o tricolor do Morumbi seguirá líder e ficará "mais perto" do hepta campeonato nacional.

Próxima Parada

Bruno Cortês na sua apresentação no Botafogo
Bruno Cortês, lateral esquerdo do Botafogo. Seu trem teve a primeira parada na estação do Nova Iguaçu, um time desacreditado que foi uma das grandes surpresas do Cariocão 2011. Bruno foi um dos destaques da Laranja Mecânica da Baixada e por isso teve que parar em outra estação.

A estação de General Severiano. Após viajar na trilha de Nova Iguaçu por 4 meses, Cortês foi negociado com o Botafogo, era apenas uma aposta, pois vinha de um time pequeno. Chegou, atuou, e agora é um dos destaques da equipe, é titular absoluto e para alguns é o melhor lateral da competição até o momento.

6 meses apenas. Em 6 meses Cortês consegue o sonho que muito jogadores não conseguiram em vários anos de carreira. Nestes meses de atuação pelo Botafogo, Cortês possui uma grande média de passes certo, roubadas de bola, e várias outras coisas boas. Este sonho se realizou a dois dias atrás, e ele já tem vaga na lateral  do Brasil de Mano Menezes. Não sabemos se vai jogar, mais pelo menos no banco ele ficará, no clássico da Américas, dia 14 de setembro, Argentina x Brasil. Além de Bruno Cortês, o Botafogo levará para a seleção o goleiro Jefferson.

Cortês e Jefferson foram convocados para a seleção
de Mano Menezes

Sabemos que neste jogo, as seleções só poderão usar atletas que atuam em suas ligas locais, talvez seja até por isso que Cortês atuará. Mas não podemos tirar os méritos do jogador, ele sabe que tem potencial, e tem mesmo que aproveitar esta grande oportunidade. Qual será sua próxima parada ?

5 de setembro de 2011

"Made in Brazil"

Gazeta Press
O Brasil convenceu com a boa atuação na vitória por 1-0 sobre a seleção de Gana. Leandro Damião marcou e caiu nas graças dos brasileiros. Após o jogo, Mano Menezes revelou a convocação que contêm os seguintes nomes: para o gol foram convocados Jefférson, Fábio e Rafael; na zaga os nomes de Rhodolfo, Dedé, Réver e Henrique apareceram enquanto na lateral Danilo, Mário Fernandez, Cortês e Kléber foram chamados. Casemiro, Paulinho, Rômulo e Ralf são os volantes e Cícero, Lucas, Oscar, Renato Abreu e Thiago Neves foram os escolhidos para o meio; os atacantes são Ronaldinho, Neymar, Fred e Damião.

Mano convocou dez novatos, bem escolhidos. Existem convocações unanimes como Ronaldinho, Neymar e Damião, porém há as que causam polêmica. Cortês, Casemiro, Oscar e Paulinho foram nomes que me chamaram o nome positivamente, lembrando que dois destes foram campeões mundias sub-20.

Mesmo sabendo que o técnico da seleção tem seus motivos para convocar cada jogador, discordo de alguns (e não são poucos). Vejo a convocação de Henrique, Rômulo, Cícero, Renato e Fred - Kléber, apesar de já ter 31 anos, não entra nessa lista por apresentar um bom futebol e não termos grandes opções para a lateral-esquerda - como desnecessárias, uma vez que temos outros jogadores de qualidade. 

O zagueiro alviverde poderia ser substituído por Paulo Miranda, do Bahia, o qual mostra um bom futebol neste Brasileirão. Rômulo e Cícero passam por uma boa fase, todavia acredito que nada mais do que isso. Renato é outro meia desnecessário. Chamar, por exemplo, Elkeson e Willians (se não tivesse uma idade avançada, Marcos Assunção seria uma excelente opção) seria melhor - lembrando que Ganso está lesionado. Esse meu pensamento pode até divergir pensamentos, entretanto creio que uma esmagadora maioria pede Fred fora da "Selê". Apesar de marcar gols ele não se movimenta e apenas empurra a bola para o fundo das redes; antes de pensar no centro-avante tricolor Mano deveria analisar as convocações de Borges e Dagoberto, que a um bom tempo vem marcando gols.

Mano "erra" cada vez menos nas convocações. Dizer que ele errou é complicado, uma vez que com toda certeza ele tem seus motivos para chamar esses jogadores. Ele faz suas apostas, que podem dar certo assim como Elano, e acho que deve, porém poderia apostar mais em jogadores que vivem uma boa fase constante (exemplo de Paulo Miranda). 

O amistoso contra a Argentina faz parte do Superclássico das Américas, antiga Copa Roca, onde ambas seleções podem selecionar jogadores apenas de suas ligas locais. A partida de ida será no próximo dia 14, em Córdoba. A volta será em Belém, no dia 28 de setembro.